Os Zang Fu - Baço Pâncreas - Fisiologia e Patologia

Os Zang Fu - Baço Pâncreas - Fisiologia e Patologia

Diferente da Medicina Ocidental, o Baço-Pâncreas, para o chinês, é considerado um órgão único e possui funções digestórias. O que normalmente vemos como problemas intestinais na Medicina Ocidental, são, para Medicina Tradicional Chinesa, problemas relacionados ao Baço-Pâncreas.

O BP está situado no Aquecedor Médio e a sua principal função consiste em auxiliar a digestão do Estômago por meio do transporte e da transformação das Essências alimentares, absorvendo a nutrição dos alimentos e separando as partes puras das impuras. É o sistema central na produção do Qi (pós celestial).

Quando comemos, o Estômago é responsável por receber o alimento, e a partir daí faz o Amadurecimento e a Decomposição dos alimentos, fazendo com que o Baço possa recebê-los. Assim que o Baço recebe os alimentos, ele irá transformá-los de duas mganeiras:

1) Usando os alimentos na produção de Sangue (essa é uma das principais funções do BP)

2) Usando os alimentos na produção de Gu Qi (que vai para o pulmão, junta-se ao Zhong Qi e transforma-se em Wei Qi (Qi de defesa) e Ying Qi (Qi nutritivo)).

O BP têm outras funções importantes além e Transformar e Transportar os Alimentos e Produzir Sangue. É ainda responsável por:

1) Manter o Sangue dentro dos Vasos (evita hematomas e edemas)

2) Manter os órgãos nos seus lugares (evita ptoses e prolapsos – por exemplo queda de pálpebra, útero, hemorróidas)

3) Reservar gordura no corpo (quantidade de gordura localizada depende do BP)

4) Desenvolver o intelecto e a memória de aprendizado

A partir daí, podemos resumir os Sinais e Sintomas Patológicos do Baço-Pâncreas:

- Se a função do BP for afetada, poderá haver anorexia, má digestão, distensão abdominal. Se o BP não digere, não haverá apetite, e se funcionar mal, os alimentos ficarão estagnados no abdome.

Pode ainda haver perda de fezes, visto que os fluídos corpóreos não serão transformados nem transportados adequadamente e pode haver um acúmulo para formar a Umidade ou a Fleuma, ou ainda causar edema (principalmente no abdome médio e nos membros superiores e inferiores).

- Se o Qi do BP for deficiente, o Sangue poderá sair dos vasos resultando em hemorragias, sangramento uterino crônico, hematomas, entre outros. O Qi refinado não poderá ser transportado para os músculos e a pessoa se sentirá cansada, os músculos ficarão fracos e, nos casos mais severos, poderão atrofiar. Portanto, o Baço atua ao mesmo tempo na manutenção do tônus muscular e na força dos membros.

- Se o Qi do Baço for anormal, pode afetar o paladar ou a presença de um paladar anormal (insípido), e os lábios podem ficar empalidecidos e secos, o paciente pode relatar sensação de que a saliva é doce (sinal forte de que o Qi do Baço está enfraquecido).

- Se o Qi do Baço é deficiente e sua função de “elevar o Qi”estiver deficiente (lembrando que a energia do BP sobe em direção ao Pulmão), poderá ocorrer prolapso de vários órgãos, tais como útero, estômago, rim, bexiga, ou ânus.

- Diz-se que o Baço é a “residência” do Pensamento. Isto significa que o Baço influencia nossa capacidade para pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar. Estudo excessivo, trabalho mental e concentração podem afetar o baço.

- O Baço se relaciona diretamente com a obsessão e a paranóia (em doenças de excesso = estagnação de Qi e/ou Xue ou invasão de fatores patogênicos externos) quanto com a falta de concentração e dificuldade no raciocínio lógico (em doenças de deficiência = falta de Qi, Xue, Yin ou Yang).

Mas o que pode causar doenças no Baço-Pâncreas?

1) Fatores Patogênicos Exteriores: o BP é facilmente atacado pela Umidade exterior. Ela pode invadir o corpo de diferentes maneiras, como circunstâncias ambientais ou hábitos de vida: morar em área ou casa úmida, usar roupas molhadas depois de nadar. A umidade normalmente se combina ao Calor ou ao Frio.

Como todos os órgãos na MTC, o BP tem funções Yin e funções Yang. É a porção Yang do BP que faz a transformação dos alimentos, lembrando que o yang se relaciona ao calor e à secura, o BP não gosta de frio nem umidade para realizar sua função digestória. Na presença desses dois fatores, o BP fica impossibilitado de terminar o processo de digestão.

2) Tensão Emocional: o ato de ficar pensativo, perder-se em pensamentos, pensar no passado, e em casos extremos, ter pensamos obsessivos faz o Qi estagnar e afeta o BP.

A Preocupação prejudica principalmente o Pulmão, mas também prejudica o BP. A preocupação “amarra” o Qi e causa estagnação do Qi do BP.

** Lembrem-se sempre: O Qi do BP parado, estagnado, impede as funções digestórias desse órgão, causando falta de apetite, anorexia, adome inchado, retenção de alimentos no abdome, se os alimentos ficam retidos, os líquidos também, causando edema, gordura localizada, cansaço, sensação de peso no corpo.

3) Dieta: diz-se que o BP prefere alimentos mornos e secos. Um consumo excessivo de alimentos frios (sorvetes, saladas, frutas) prejudica a função de transporte e transformação do BP, causando problemas digestivos como Umidade interior.

Conhecendo os principais sinais e os sintomas, bem como os motivos que causam doenças no Baço Pâncreas, já podemos conhecer o nome dos Padrões que podem existir neste órgão:

Padrões de Deficiência

1) Deficiência do Qi do Baço –> Sintomas de pouco apetite, cansaço, fezes amolecidas, distensão abdominal, tendência à obesidade (pela dificuldade de digestão, quando o corpo consegue absorver algum alimento, acaba por absorver mais gordura do que o necessário).

2) Deficiência do Yang do Baço –> Sintomas como fezes amolecidas, sensação de frio, membros frios, edema, cansaço, tendência à obesidade. O Yang está associado ao calor, quando falta Yang, falta aquecimento, por isso a existência de sintomas de Frio.

3) Afundamento do Qi do Baço –> Sintomas principalmente relacionados ao prolapso de órgãos internos e cansaço crônico. O Afundamento do Qi é o agravamento da Deficiência do Qi. Neste caso, o BP falha até mesmo em manter os órgãos em suas posições originais.

4) Baço não Controlando o Sangue –> Sintomas como pouco apetite, distensão abdominal após comer, cansaço, fraqueza dos membros, face pálido-amarelada, fezes amolecidas, depressão, mancha de sangue sob a pele, sangue na urina ou fezes.

** Se o BP não controla o Sangue, o mesmo sairá dos vasos e estará presente em locais onde não deveria circular, como nos intestinos e na bexiga, gerando excreções com sangue. A depressão se dá pelo fato do sangue não ancorar o Shen (mente/espírito). Sempre que há uma deficiência na produção ou na circulação de sangue, temos o risco de ter depressão.

5) Deficiência do Sangue do Baço –> Sintomas de cansaço, face pálida e embotada, fraqueza dos membros, depressão, corpo magro, menstruações escassas, insônia, dores articulares.

** Neste caso, podemos associar este padrão até mesmo aos casos de anemia. O Baço não está produzindo tanto sangue quanto deveria, deixando as articulações e músculos desnutridos, gerando dor e fraqueza. Insônia e depressão novamente se dão pelo não ancoramento do Shen.

Padrões de Excesso

1) Umidade-Frio invadindo o Baço –> Sintomas de plenitude abdominal, sensação de peso, frio no epigástrio que melhora com aplicação de calor, ausência de sede, fezes amolecidas, cansaço, náusea, secreção vaginal branca excessiva.

** É importante lembrar que sempre que há Umidade, há sensação de peso no local afetado pela mesma. Este padrão ocorre principalmente pela alimentação excessiva com alimentos frios piorada pela invasão de fatores patogênicos externos.

** Importante lembrar também que todos os padrões de excesso causam sensação de plenitude.

2) Umidade- Calor invadindo o Baço –> Sintomas: plenitude abdominal, sensação de peso, sede sem vontade de beber líquidos, náusea, vômito, sensação de calor, sudorese que não alivia a febre.

** A sede sem vontade de beber liquidos é o sintoma característico de quando se há calor (justificando a sede) porém se tem umidade, que dá a falsa sensação de lubrificação do corpo (justificando a não vontade de se ingerir líquidos). O mesmo ocorre com a febre que não alivia com o suor. A febre justifica o calor. O fato da febre não abaixar com o suor se dá pelo fato da umidade impedir perda de calor suficiente para “desaquecer” o corpo.

Além dos Padrões de Excesso e Deficiência do Baço, existem padrões combinados. É importante que o Acupunturista saiba que:

A) Se o Baço não produz sangue –> O Coração não consegue manter o fluxo sanguíneo e o Fígado fica impossibilitado de manter fluxo suave de Qi e Xue (ou seja, estes 2 órgãos ficam prejudicados em suas funções).

B) Se o Baço não digere e não produz Gu Qi –> o Pulmão fica sem uma de suas matérias primas para produzir o Qi Defensivo (Wei Qi) e o Qi Nutritivo (Ying Qi), ficando então prejudicado em suas funções.

C) Quando o Baço sofre doenças crônicas, acaba por consumir excessivamente a Energia Original, vinda do Rim, enfraquecendo este órgão, que posteriormente não terá forças para produzir a medula, que ajuda na produção de sangue. Com isso, é necessário entender que uma lesão no BP lesa o Rim, e uma lesão no Rim, lesa BP.

OBS: Mulheres têm uma tendência natural à deficiência de BP, visto que é necessária uma produção maior de sangue para que possa haver menstruação todos os meses. Sendo assim, é importante que as mulheres protejam o BP para que não tenham o sintomas acima relacionados (principalmente os que incomodam mais as mulheres, como aumento de massa gorda, falta de memória, cansaço crônico e ptose dos órgãos), corrigindo a alimentação, e evitando o estresse emocional excessivo.

A fisiologia do Baço-Pâncreas é o melhor exemplo de que, nem sempre, comer apenas saladas e frutas conseguiremos dimiuir o peso. O BP não gosta de frio, alimentos desse tipo, consumidos em excesso, certamente levará ao sobrepeso, devido ao acúmulo de Umidade interna.

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!