Medicina Tradicional Chinesa auxilia no tratamento da Endometriose

Medicina Tradicional Chinesa auxilia no tratamento da Endometriose

Antes de tudo, devemos esclarecer que o endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. ¹

Podemos dizer que a endometriose é a doença feminina mais estudada no Brasil, atingindo aproximadamente 15% das mulheres que estão em idade fértil, ainda não tem cura, mas a medicina já sabe que um tratamento correto, sempre individualizado, está ligado a qualidade de vida da pacientes.

Como parte do tratamento, os médicos aconselham uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, eliminando os alimentos gordurosos e industrializados, que possuem alta quantidade de conservantes e hormônios de crescimento para a produção da endometriose.

Remédios naturais também são ótimos aliados no tratamento da endometriose. Utilizando um método da Medicina Tradicional Chinesa, a MTC, conhecido como fitoterapia, pode auxiliar o tratamento convencional.

Um estudo realizado pelas Universidades Federais de São Paulo (Unifesp) e do Maranhão (Ufma), concluiu que um remédio, feito através de uma planta conhecida popularmente como “unha de gato”, reduziu em 60% as lesões causadas pela endometriose em ratazanas.

Segundo o médico, a unha de gato diminui o processo inflamatório causado pela endometriose na região pélvica. Ainda não é conhecido se a planta pode ser usada para ajudar mulheres com dificuldade para engravidar.

Acupuntura

A acupuntura vem se tornando uma grande aliada no combate a endometriose. O tratamento é realizado como complementar, inclusive para potencializar resultados nos casos que não respondem de forma adequada ao tratamento convencional.

Utilizando as agulhas, é possível relaxar e combater o estresse, um dos fatores que apontam para o desenvolvimento da endometriose. O uso da acupuntura também alivia o quadro de dor, adversidade que alguns remédios não conseguem reverter.  

Alguns casos da endometriose estão associados a processos aderências e à infertilidade, e para essas patologias a acupuntura também proporciona resultados favoráveis.

Além da acupuntura, a paciente pode combinar fisioterapia e atividade aeróbica para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, melhorar do sistema respiratório, promovendo o bem estar corporal e emocional.

Fonte: http://www.acupunturista.net/content/treatment/505/medicina-tradicional-chinesa-auxilia-no-tratamento-da-endometriose/

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!