Acupuntura e Câncer - Na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Acupuntura e Câncer - Na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Apesar da Medicina Ocidental olhar para o Câncer como uma doença incurável,  quando aprendemos o significado desta doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa, compreendemos não só que ela é uma doença possivelmente curável como também uma doença evitável.

Para que possamos compreender o Câncer, partimos do princípio de que toda a formação de “massas” no nosso corpo é considerada FLEUMA.

A FLEUMA é produto de uma disfunção do Baço-Pâncreas. Quando o Baço-Pâncreas por algum motivo fica enfraquecido, ele falha em sua função de “Remover a Umidade Interna”.  A Umidade interna que permanece presa em nosso corpo, ao longo do tempo, deixa de ser fluída, tornando-se uma massa viscosa, a qual, damos o nome de FLEUMA.

São exemplos de FLEUMA no seus mais diversos graus de acometimento: catarro, cistos sinoviais, miomas no útero, cistos no ovário, cálculos renais ou na vesícula, tumores benígnos ou malígnos, entre outros.

O importante neste caso é saber: O que enfraquece o Baço-Pâncreas?

1) Fatores Patogênicos Exteriores à O Baço é facilmente atacado pela Umidade exterior. Ela pode invadir o corpo de diferentes maneiras, como circunstâncias ambientais ou hábitos de vida: morar em área ou casa úmida ou até mesmo usar roupas molhadas depois de nadar.

2) Tensão Emocional à perder-se em pensamentos, pensar no passado, e em casos extremos, ter pensamos obsessivos, preocupar-se em excesso, ficar triste e deprimido por longo período, frustração de longo prazo geram a estagnação da energia do Baço, que em longo prazo o fará entrar em deficiência.

3) Dieta à Diz-se que o BP prefere alimentos mornos e secos. Um consumo excessivo de alimentos frios, crus e úmidos,  prejudica a função de transporte e transformação do Baço, causando problemas digestivos como Umidade interior.

4) Doença Crônica à qualquer doença persistente tende a debilitar o Baço conduzir a uma deficiência da energia do mesmo.

5) Trabalho físico excessivo à O Baço é responsável por manter a força muscular. Quando existe um abuso da atividade física o Baço fica sobrecarregado e acaba por se enfraquecer.

6) Perda grande de sangue à O Baço é responsável pela produção de sangue. Quando por algum motivo o indivíduo passa por uma grave perda de sangue, seja por cirurgia, ou menstruações intensas por muitos anos, ou qualquer outro motivo, o Baço irá se sobrecarregar para produzir o sangue perdido, e consequentemente entrará em um estado de deficiência.

7) Doenças que afetam o Pulmão à Na Medicina Tradicional Chinesa,  diz-se que o Baço “é a mãe” do Pulmão, e que para se ter um Pulmão forte, o Baço precisa ser forte. Toda e qualquer doença que afete o Baço, irá, em longo prazo, afetar o Pulmão e toda doença do Pulmão irá sugar energia do Baço, enfraquecendo-o.

Tendo o conhecimento dos fatores que enfraquecem o Baço, podemos supor que nos prevenir do Câncer se resumiria em evitar os fatores que causam deficiência deste órgão, evitando assim a formação de Fleuma. O único caso de câncer, que em tese seria “impossível” de se prevenir são os causados supostamente por uma predisposição genética.

E a CURA do Câncer? Seria possível dentro do espectro da Medicina Tradicional Chinesa?

Se pensarmos que todos os tipos de tumor são considerados FLEUMA, e que a FLEUMA é um fator patogênico perfeitamente removível de nosso corpo, o tratamento do Câncer para Medicina Tradicional Chinesa estaria baseado em:

1) Remover a FLEUMA

2) Fortalecer o Baço Pâncreas e reestabelecer sua função de remover a Umidade Interna do Organismo, para que desta forma, a formação de Fleuma deixe de ser auto-permanente.

Além da Acupuntura, que seria essencial na remoção da Fleuma (que por ser fator patogênico é considerada uma doença de excesso), devemos também nos valer da utilização das Fitoterapia com ervas chinesas capazes de fortalecer o Baço, que possuindo uma doença crônica não ganhará energia suficiente apenas na utilização de agulhas.

** Necessário lembrar que a Acupuntura é capaz de melhorar doenças de excesso e doenças de deficiência de gravidade leve e mediana, porém, doenças de deficiência graves necessitam de ervas que possam nutrir os órgãos reestabelecendo suas funções. Substâncias nutritivas não são encontradas nas pontas das agulhas.

São pontos capazes de remover a Fleuma, a umidade e fortalecer o Baço: BP2, BP3, E40, E8, VB13, IG11, BP9, etc…

Um fitoterápico muito conhecido para fortalecer o Baço-Pâncreas e remover a Umidade é o Bu Zhong Gui Pi Tang, porém, antes de se indicar um fitoterápico para um paciente, é necessária uma avaliação minuciosa do caso, lembrando que Fitoterápicos são medicamentos que possuem química e mesmo que naturais podem causar efeitos colaterais graves. “A diferença entre o remédio a o veneno é a dose”.

Com isso, podemos concluir que:

- Se conseguirmos manter o Baço forte por toda uma vida, é possível evitar o Câncer e se o indivíduo já possuir a doença, é necessário remover a fleuma, fortalecer o Baço e reequilibrar os órgãos que foram afetados. A cura, em tese se faz possível.

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá… E fez…”

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!