Loading…

Acupuntura e Estética - Clínica Genki Acupuntura e Estética - Clínica Genki

Funcionamento: 10:00 - 20:00

Terapia com acupuntura e fibromialgia
Acupuntura e Estética - Clínica GenkiAcupuntura e Estética - Clínica Genki
Terapia com acupuntura e fibromialgia

Terapia com acupuntura e fibromialgia

A tese se doutorado defendida em 2007 na Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (USP) mostra os efeitos da terapia de Acupuntura no alívio da dor causada por fibromialgia.

A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica. Ela é considerada uma síndrome porque engloba manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono.

As pessoas com fibromialgia sentem dores generalizadas, uma vez que a doença envolve tendões, músculos e ligamentos. A doença prejudica seriamente a qualidade de vida e o desempenho profissional dos pacientes e deve ser tratada.

RESUMO: Fibromialgia é caracterizada por dor crônica músculo-esquelética difusa, distúrbio do sono, fadiga e humor depressivo ou ansiedade.

MÉTODO: Cinqüenta e oito mulheres com fibromialgia foram alocadas aleatoriamente e divididas em dois grupos: o primeiro (n=34), tratadas duas vezes por semana com Acupuntura perfazendo total de 20 sessões, medicadas com antidepressivos tricíclico e utilizando caminhada, exercícios e relaxamento duas vezes por semana.

O segundo grupo (n=24) recebeu o mesmo tratamento exceto a Acupuntura. A avaliação da dor foi realizada através da escala visual analógica (EVA), número de pontos dolorosos (NPD), do índice miálgico (IM) e um questionário SF36 para a qualidade de vida.

As avaliações foram feitas antes, após, seis meses, um ano e dois anos depois da primeira avaliação. Foram realizadas por profissionais que desconheciam o grupo ao qual a paciente pertencia.

RESULTADOS: No final das vinte sessões, as pacientes que receberam a Acupuntura apresentaram melhora significante nas medidas de dor (EVA, NPD e IM) e em cinco sub-escalas do SF36 em relação ao grupo controle. Após seis meses o grupo de Acupuntura apresentou resultado melhor do que o controle em relação ao NPD e ao IM e em uma sub-escala do SF36. Após um ano o grupo de Acupuntura mostrou melhora sobre o grupo controle somente em uma sub-escala do SF36. Depois de dois anos do início do tratamento com Acupuntura não houve diferença significativa entre os dois grupos em todas as medidas pesquisadas.

CONCLUSÕES: A associação da Acupuntura ao tratamento usual para fibromialgia mostrou-se benéfica para dor e qualidade de vida, mas somente por três meses após o tratamento.

Autor: Araujo, Rosa Alves Targino de

Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-24102007-142104/


Comentários

RECEBER NOVIDADES

Inscreva-se em nossa lista e fique por dentro das nossas novidades e promoções