Pesquisa confirma que acupuntura é tão eficaz quanto medicamentos no combate à enxaqueca

Pesquisa confirma que acupuntura é tão eficaz quanto medicamentos no combate à enxaqueca

Acupuntura é frequentemente utilizada para profilaxia, ou seja, para prevenção da enxaqueca crônica, mas sua eficácia ainda é controversa. Esta revisão representa uma versão atualizada de um artigo Cochrane originalmente publicado em 1, 2001, na Biblioteca Cochrane (The Cochrane Library) e confirma a eficácia do método tradicional da medicina chinesa no combate à enxaqueca.

RESUMO: Investigar se acupuntura é a) mais eficaz do que qualquer tratamento profilático de rotina; b) mais eficaz do que a "sham" acupuntura (placebo); e c) tão eficaz quanto outras intervenções para reduzir a frequência de cefaléia em pacientes com enxaqueca.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foram pesquisados os sites The Cochrane Pain, Palliative & Supportive Care Trials Register, CENTRAL, MEDLINE, EMBASE and the Cochrane Complementary Medicine Field Trials Register, em Janeiro de 2008.
 
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram incluídos ensaios randomizados com um período de observação de pelo menos oito semanas que compararam os efeitos clínicos de uma intervenção de Acupuntura com um controle (sem tratamento profilático ou cuidados de rotina apenas), com uma intervenção de sham Acupuntura (placebo) em pacientes com enxaqueca, ou com outro tipo de intervenção profilática.

MÉTODOS E ANÁLISES: Dois revisores verificaram a elegibilidade; extraíram informações sobre os pacientes, intervenções, métodos e resultados; e avaliaram os risco e qualidade da intervenção de Acupuntura.

Os resultados extraídos incluíram resposta (resultado de interesse primário), os ataques de enxaqueca, dias da enxaqueca, dias da dor de cabeça e o analgésico utilizado. As estimativas de efeito foram calculadas utilizando um modelo de efeitos aleatórios.

PRINCIPAIS RESULTADOS: Vinte e dois ensaios com 4.419 participantes (média de 201, mediana 42, variação de 27-1715) preencheram os critérios de inclusão.

Seis ensaios clínicos (incluindo os dois grandes ensaios clínicos com 401 e 1.715 pacientes) compararam Acupuntura com qualquer tratamento profilático ou rotina de cuidados apenas.

Após três a quatro meses, os pacientes que receberam Acupuntura tiveram maiores taxas de resposta e menos dores de cabeça. O único estudo com acompanhamento de longo prazo não encontrou nenhuma evidência que os efeitos se reduzam após nove meses do fim do tratamento.

O conjunto dos ensaios de Acupuntura demonstra melhores resultados e menos efeitos adversos quando relacionados aos tratamentos profiláticos toxicodependentes.

CONCLUSÃO DOS AUTORES: Na versão anterior desta revisão, os elementos de prova em apoio da Acupuntura para enxaqueca foram considerados promissores, mas insuficientes. Agora, com 12 ensaios adicionais, há provas consistentes de que a Acupuntura oferece benefícios adicionais para o tratamento de ataques da enxaqueca aguda e para cuidados de rotina.

Estudos disponíveis sugerem que a Acupuntura é pelo menos tão eficaz quanto, ou talvez mais eficaz que, tratamentos profiláticos toxicodependentes, e tem menos efeitos adversos. Acupuntura deve ser considerada uma opção de tratamento para pacientes que com este problema.

Autor(es): Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Manheimer E, Vickers A, White AR

Fonte: http://www.cochrane.org/reviews/en/ab001218.html

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!