Os Zang Fu - Bexiga - Fisiologia e Patologia

Os Zang Fu - Bexiga - Fisiologia e Patologia

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a Bexiga tem como principal função: Remover a Água por meio da Transformação de Energia, ou seja, a Bexiga irá receber energia do Rim para transformar os fluídos, recaptando o que for puro e excretando o que for impuro através da urina. Em resumo, a Bexiga trabalha para Medicina Chinesa basicamente as mesmas coisas da Medicina Ocidental –> Armazena e excreta urina.

Apesar de sua função ser simples, a Bexiga possui o maior e mais complexo meridiano de acupuntura do corpo, totalizando 67 pontos bilaterais e contendo em si uma importante categoria de pontos conhecida como Shu Dorsais que podemos descrever com mas profundidade em outro post.

Existem várias evidências mostrando que as funções da Bexiga estão relacionadas ao Yang do Rim. Quando o Rim é saudável, a Bexiga funciona bem. Se o Rim é afetado por alguma patologia, principalmente as de natureza Yang, a Bexiga também irá sofrer.

Mas, o que pode deixar a Bexiga doente?

1) Fatores Patogênicos Externos: a exposição excessivo ao clima frio e úmido pode afetar a Bexiga, causando quadros inflamatórios como a cistite. Também pode ocorrer a invasão de umidade calor, gerando candidíase, leucorréia, entre outras patologias.

2) Tensão Emocional: a Bexiga, assim como Rim é afetada pelo medo. Especialmente nas crianças, o medo, a ansiedade  ou a insegurança podem causar o Afundamento da Energia da Bexiga, o que resulta na enurese noturna (conhecida popularmente como “xixi na cama”). Em adultos, a tensão emocional se manifesta na Bexiga como ciúme ou sensação de suspeita.

3) Atividade Sexual Excessiva: como já sabemos, a atividade sexual excesiva prejudica o Yang do Rim (principalmente em homens) e por consequência acaba afetando a função da Bexiga. A atividade sexual precoce pode prejudicar os Vasos Penetrador e Concepção e causar problemas urinários na vida futura.

4) Atividade Física Excessiva:  O exercício físico excessivo, especialmente os que envolvem levantamento de peso, pode debilitar o Yang do Rim e da Bexiga, conduzindo ao padrão de Bexiga deficiente e fria.

Sabendo os motivos pelos quais a Bexiga pode se tornar doente, vamos conhecer o Padrões que afetam a mesma.

Padrões de Bexiga

- Padrões de Excesso

a) Umidade Calor na Bexiga: sintomas de queimação ao urinar, urina escura, dificuldade para urinar, febre, sede sem vontade de beber, sangue na urina. Este padrão normalmente ocorre por exposição excessiva à Umidade-Fio que com o tempo se transforma em Umidade Calor. Até mesmo a tensão emocional, como o excesso de ciúme pode ocasionar esse padrão.

b) Umidade Frio na Bexiga: sintomas de dificuldade para urinar, sensação de peso, urina turva e pálida. Este padrão também ocorre por invasão de fator patogênico, através da exposição excessiva à umidade-frio.

- Padrões de Deficiência

a) Bexiga Deficiente e Fria: sintomas de micção frequente com urina abundante e pálida, incontinência, dor lombar, secreção uretral branca, sensação de frio. Este padrão ocorre quando o paciente apresenta Deficiência do Yang do Rim, ocasionada por excesso de atividade fisica ou sexual.

Como observado, a Bexiga possui poucos padrões, e o mais severo deles é o de Deficiência, pois está diretamente relacionado à um mau funcionamento do Rim. Neste último caso, o terapeuta deverá tratar não somente a Bexiga mas também o Rim, para que a doença não se torne auto-permanente.

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!