Os efeitos da eletroacupuntura no alívio da dor nas costas

Os efeitos da eletroacupuntura no alívio da dor nas costas

Pesquisa publicada na “Revista Brasileira de Fisioterapia” mede o efeito analgésico da Eletroacupuntura em pacientes com cervicalgia, doença que afeta a coluna cervical, ou seja, a região posterior do pescoço.

Composta por sete vértebras, a coluna cervical é considerada o elo flexível entre o crânio e o tronco, que possibilita suas funções de suporte e movimentação da cabeça, além de proteção para as estruturas vasculares e do sistema nervoso.

A ocorrência de dores, tensões e rigidez na região da coluna cervical é bastante comum e pode se caracterizar por pequenos desconfortos ou até dores extremamente fortes e até incapacitantes.

As causas mais comuns da cervicalgia são problemas na estrutura da própria coluna cervical, desvios posturais, tensões, etc. Alongamento e reeducação postural, principalmente no trabalho, nos estudos, ao assistir televisão e ao utilizar o computador, são as principais sugestões dos especialistas para evitar e aliviar o problema.

RESUMO: Avaliar a influência da frequência estimulatória envolvida na analgesia induzida por eletroacupuntura em cervicalgia.

MÉTODOS: Comparou-se o desempenho da analgesia produzida em 2Hz, 100Hz, 1000Hz, 2500Hz e um grupo só com Acupuntura, sem estímulo elétrico, avaliado por meio de algometria de pressão, Escala Visual Analógica (EVA) e frequência cardíaca.

Utilizou-se um estimulador elétrico microprocessado, com forma de pulso em padrão pulsado, monofásico, retangular, balanceado assimétrico, com fase secundária em exponencial decrescente, com período de estimulação de quatro segundos e repouso de três segundos.

A amostra contou com 66 voluntários com cervicalgia tensional, idade média de 33,67 (± 9,97) anos, sendo 89,5% mulheres e 10,5% homens.

RESULTADOS: Não houve diferenças entre os grupos para as variáveis de notas atribuídas à dor pela EVA e frequência cardíaca, sendo que em todos os grupos houve melhoras analgésicas.

No entanto, quando comparado o comportamento antes-depois, por meio da algometria de pressão, para um mesmo indivíduo, dentro de seu próprio grupo, houve vantagens analgésicas para o uso de 2500Hz (p=0,006 para a base da região occipital; p=0,003 para o trapézio direito; e p=0,013 para o trapézio esquerdo), seguido de 100Hz (p=0,035, p=0,016 e p=0,038, para as mesmas regiões, respectivamente).

CONCLUSÃO: Recomenda-se preferencialmente a aplicação de 2500Hz e 100Hz em Eletroacupuntura para analgesia em cervicalgia tensional.

Autor(es): Nohama, P; Silvério-Lopes, SM

Título: “Influência da frequência estimulatória envolvida nos efeitos analgésicos induzidos por eletroacupuntura em cervicalgia tensional”

Fonte: Rev. bras. fisioter. 13(2): 152-158, ILUS, GRA, TAB. 2009 Apr

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!