Os alimentos: Teorias, suas formas e funções

Os alimentos: Teorias, suas formas e funções

Abacate:

Possui ômega 3, vitaminas A, B1, B2, B5, B9 (ácido fólico), C e E. Sais minerais: Cálcio, enxofre, ferro, fósforo e potássio.

O abacate é um verdadeiro bálsamo para o coração e os vasos sanguíneos. Limpa o sangue, tem ação anticolesterol. Combate o reumatismo, gota, artrite e é ótimo para as articulações. Renova e fortalece os cabelos, tem uma substância chamada triptofano, que no estômago se transforma em serotonina, que é o hormônio da alegria e bem estar. Combate o stress, o nervosismo e a insônia. É um ótimo energético, mantém a beleza, fortalece a pele, além de estimular as ações do fígado e dos rins.

Pesquisas afirmam que a mulher que consome um abacate médio no decorrer da semana mantém seus hormônios equilibrados. Outro benefício para as mulheres é que ele protege e ajuda no funcionamento do útero.

Para nunca ter problemas hormonais, consuma abacate junto com a semente de linhaça, saiba que a semente de linhaça produz e mantém hormônios. Adicione uma colher (sopa) da semente ao abacate, bater no liquidificador e ingerir imediatamente. Se quiser adoçar é melhor utilizar mel, evite o açúcar.    

CURIOSIDADES: Um abacate precisa de nove meses para se transformar de flor a fruto. Um só abacate possui mais de 14.000 componentes químicos fotolíticos; deles, a ciência estudou e nomeou apenas 141. O abacate é a única fruta que não amadurece no pé.

O abacate era conhecido como “árvore dos testículos” pelos astecas porque os frutos pendem dos galhos aos pares, lembrando testículos.

Outra curiosidade: ele é parecido com o útero.

Azeitona:

Essa fruta é rica em ácidos graxos essenciais e ômega 3. Vitaminas A, D, K e E. Minerais: Cálcio, cobre, enxofre, ferro, magnésio e potássio.

Possui gordura monoinsaturada e polifenóis. O polifenol oleuropeína, aumenta a quantidade de osteoblastos, que são células que fabricam os ossos. O tecido ósseo é construído e destruído constantemente, e os osteoblastos ajudam eficazmente na reconstrução.

O consumo rotineiramente de azeite inibe o envelhecimento precoce celular, e é muito importante no combate às enfermidades dos ovários.

Também previne o AVC, aumenta o teor do colesterol bom (HDL), e diminui o teor do colesterol ruim (LDL).

Da azeitona se faz Azeite extravirgem e virgem. Os azeites são isentos de colesterol, e uma colher (sopa) contém cerca de 108 kcal. São consideradosextravirgens quando o seu teor de acidez é de no máximo 0,8%. É consideradovirgem quando o seu teor de acidez é acima de 0,8% até 2%.

As azeitonas em conservas contém muito sódio; dessa forma deve ser evitada por quem tem hipertensão. 

CURIOSIDADE: A azeitona se parece com os ovários.

Batata-doce:

Possui vitaminas A, B, C e E. Minerais: Cálcio, ferro, fósforo. Fortalece a pele e a visão.

É o alimento dos atletas. Consumir uma ou duas horas antes da atividade física proporciona energia constante durante a mesma.

Seus componentes químicos equilibram o índice glicêmico dos diabéticos.

CURIOSIDADE: As Batatas doces são parecidas com o Pâncreas.

Carambola:

Possui vitaminas A, C e algumas do complexo B. Seus minerais são: Cálcio, ferro e fósforo. 

É a fruta que tem maior concentração de fósforo (fornece energia para os músculos e nervos). É rica em polifenóis, com propriedades antioxidantes, e que retarda o envelhecimento.

Fortalece o sistema imunológico, auxilia no combate a febre, e é também estimulante do apetite. Por possuir em sua composição o ácido oxálico, pessoas que tem problemas renais não devem consumi-la.

CURIOSIDADE: Essa fruta apresenta os cinco elementos que são como o estado da matéria. Eles aparecem sempre combinados e de maneira inseparável na natureza, que são: Água, Ar, Terra, Fogo e o Éter, que constituem toda a matéria existente no universo, o Macrocosmos.

Água: representa o estado líquido.

Ar: representa o estado gasoso.

Terra: representa o estado sólido, o mais denso dos elementos.

Fogo: representa o poder de mudar o estado de qualquer substância.

Éter: é a grande matriz, o elemento que, ao mesmo tempo, é a fonte de todos os outros e o espaço no qual eles existem.

Cebola:

Existem mais de 600 espécies. Possui 22 aminoácidos essenciais e proteínas. Vitaminas A, B1, B2, B3 e C. Sais minerais: Cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, iodo, magnésio, selênio, potássio, sódio e zinco.   

Tem insulina vegetal que se perde ao receber calorias acima de 40ºC. É um poderoso antioxidante, promovendo limpeza das células.

É um poderoso tônico cardíaco, e evita a formação de coágulos sanguíneos (um risco considerável para ataques cardíacos e AVCs). Para estes casos, pique bem uma cebola roxa, tempere com Vinagre Natural de Maçã, e depois ingerir normalmente. 

Possui uma substância chamada sulfeto alílico, que nos protege de qualquer tipo de câncer. Para tal, o certo é comer no mínimo duas cebolas por semana, cruas e temperadas com o Vinagre Natural de Maçã, ou então, levemente cozidas no vapor.

A cebola ainda é o pior inimigo de vermes intestinais. Crua, colocada sob o nariz, ela estanca hemorragias nasais (neste caso pode também aplicá-la com Argila Medicinal Verde).

No geral, a melhor forma de consumir a cebola é crua ou levemente cozida no vapor (máximo 3 minutos).

CURIOSIDADE: os diversos tipos de cebola parecem com células do corpo.

Cenoura:

Possui vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C, D e K. Suas folhas possuem mais quantidades de vitaminas que a raiz e podem ser consumidas em forma de salada ou cozidas no vapor. Minerais: cálcio, cloro, enxofre, ferro, flúor, fósforo, iodo, magnésio, manganês, potássio, silício e sódio.

Protege a nossa pele contra os efeitos do sol. É rica em vitamina A que fortalece e protege a nossa visão.

Quando centrifugado, o extrato da cenoura nada mais é do que um leite vegetal. Esse leite possui três vezes mais nutrientes que o leite de origem animal, e ainda, não é indigesto, não possui gorduras, colesterol e nem lactose. 

CURIOSIDADE: uma fatia de cenoura é semelhante ao olho humano: pupila, íris e linhas raiadas. 

Feijão:

Possui vitaminas do complexo B e E. O seu principal mineral é o ferro, mas possui outros como cálcio e manganês. Os seus diversos tipos curam e ajudam a manter a função renal. 

CURIOSIDADE: Sua forma é idêntica aos rins humanos.

Figo:

É emoliente, aumenta a mobilidade e o número de esperma; também é eficaz no combate a esterilidade masculina.

Contribui para normalizar os níveis de insulina. Contém polifenóis, que impedem a degradação celular causada por estresse, fumo e poluição.

CURIOSIDADE: Tem a forma de testículos e são cheios de sementes - canais seminíferos. Quando crescem ficam pendurados aos pares. Considera-se também que um figo aberto é semelhante aos orgãos sexuais femininos.   

Nozes:

Rico em Ômega 3 e 6. Vitaminas A, B1, B2, B5, C e E. Minerais: Cálcio, ferro, fósforo, potássio, selênio e Zinco. Tem triptofano e o aminoácido arginina.

É um poderoso tônico cerebral, ajuda a desenvolver mais de 40 (quarenta) neurotransmissores para o funcionamento do cérebro. Previne e combate o câncer de mama até mesmo em estágio avançado. Protege o coração, diminui as taxas de colesterol ruim. Evita o cansaço físico e mental, calcanhar rachado, lábios ressecados e os mantém macios.  

CURIOSIDADE: Parece um pequeno cérebro, quase igual, com os hemisférios: esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhas de uma noz são semelhantes ao neo-cortex.

Salsão (Aipo):

Possui vitaminas: B, C e E. Minerais: Cálcio, potássio e sódio. É alcalinizante, um antiácido por excelência, combate gases intestinais, e é estimulante da menstruação. Em virtude do seu grande valor de potássio, é indicado para os cardíacos que fazem tratamento com diuréticos ou por quem usa antibióticos sintéticos (ex. Penicilina, cortisona etc.).

Suas folhas, preparadas em forma de saladas, suco ou sopas, tonificam o sistema nervoso, e são ótimas no combate à gota, reumatismo e atuam também promovendo a saúde dos ossos e fortalecendo-os.

Quando preparado no sistema a vapor seus nutrientes são melhores aproveitáveis.

CURIOSIDADE: É parecido com os ossos.  

Tomate:

Possui vitaminas: A, B e C. Minerais: Cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

O tomate possui LICOPENO, essa substância faz bem para o coração e é ótimo para a circulação sanguínea. Protege também a próstata e combate o câncer de mama. Seu suco junto com salsa é ótimo para dissolver cálculos renais. Seu consumo é contra-indicado para pessoas que sofrem com fermentações gástricas, acidez estomacal e quem tem excesso de ácido úrico. 

CURIOSIDADE: Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e tem quatro câmaras.

Laranjas, Toranjas e outros cítricos:

Assemelham-se as glândulas mamárias femininas, ajudam na saúde das mamas. Beneficia toda a circulação linfática, dentro e fora dela, inclusive em casos de cistos e displasias.

CURIOSIDADE: Assemelham-se as glândulas mamárias femininas.

Uva:

Possui vitaminas A, C, D, E, K e todas do complexo B, inclusive a vitamina B12 (que é rara nos vegetais). Minerais: cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio, silício, sódio. Possui ácido fólico, ácido pantotênico (fortalece o sangue).

A uva protege, fortalece e harmoniza as funções do coração em virtude de um antioxidante chamado Resveratrol e das antocianinas. Possui também flavonóides, polifenóis e leucoantocianidinas que são encontradas somente na semente das uvas escuras, especialmente das uvas pretas (Santa Isabel). São o maior agente antioxidante do mundo; 60 (sessenta) vezes mais poderosas que a vitamina C.

Age em todo o sistema cardiovascular, inclusive no combate às veias varicosas, linfoedema, agregação plaquetária, alteração da função visual (como microangiopatia de retina). Tem também a capacidade de eliminar todas as espécies de radicais livres presentes no organismo: os indutores e os propagadores da oxidação destrutiva.

CURIOSIDADE: As uvas crescem em cachos e no pé possuem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea.

Observação: dados extraídos dos livros: “Os Vegetais” e “As 50 frutas e seus benefícios medicinais”, ambos publicados pela Editora Elevação, autor Fitoterapeuta Hilton Claudino.

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!