Medicina tradicional chinesa auxilia no tratamento da acne

Medicina tradicional chinesa auxilia no tratamento da acne

Acne é uma doença que atinge 80% dos adolescentes, podendo surgir também na vida adulta. Encontrada principalmente na face, pescoço, costas, peito e ombros, a acne é uma inflamação no folículo da glândula sebácea e, em ocorrências mais graves, pode deixar cicatrizes e marcas.

Na maioria dos casos, a acne ocorre devido a uma predisposição genética e pode ser descrita como um espessamento (hiperqueratinização) no folículo pilo-sebáceo que, associada ao sebo, forma uma massa no interior do folículo. Essa massa gera os terríveis cravos, que podem ser abertos (cravo preto) ou fechados (cravo branco). A inflamação do folículo caracteriza a acne.

Na medicina tradicional Chinesa, a acne tem um tratamento diferenciado. Cada caso é tratado individualmente, dependendo da necessidade do paciente. As principais estratégia referem-se a sedar o calor, secar a mucosidade e retirar o calor do sangue. Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas, além das orientações alimentares.

Além da predisposição genética, a acne pode aparecer em decorrência de fatores hormonais, ambientais, emocionais e bacterianos. As bactérias atuam sobre o excesso de sebo, iniciando a inflamação da pele e formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.

Quais os sintomas?

As principais manifestações são a presença de comedões (cravos), pápulas (constituídas de lesões arredondadas, endurecidas e altas), pústulas (inflamações com pus), nódulos (lesões profundas e duras) e abscessos.

As regiões mais afetadas incluem testa, nariz, peito e costas. As lesões mais inflamadas podem doer e eliminar uma secreção purulenta quando rompidas.

Como é tratada a acne?

O tratamento precoce é a melhor maneira de evitar cicatrizes. O uso de medicamentos tópicos, aplicados direitamente sobre a pele com acne, ou orais são as principais formas de combater o problema.

Dicas para amenizar o problema:

  • Limpe sua pele duas vezes por dia com um sabonete suave e apropriado. Evite esfregar a região pois isso não vai resolver o problema, podendo aumentar a produção de sebo e piorar as lesões.
  • Não esprema ou aperte as espinhas. Isso poderá acarretar cicatrizes e marcas;
  • Tenha cuidado ao se barbear para evitar lesões;
  • Cuidado com o sol. Muitas das drogas utilizadas em tratamento contra a acne podem tornar as pessoas mais susceptíveis a queimaduras solares;
  • Escolha sua maquiagem cuidadosamente, dando preferência aos produtos livres de óleo;

Terapia Nutricional auxilia no tratamento da Acne

Segundo o Dr. Maoshing Ni e Cathy McNease da Tao of Nutrition, a utilização de ervas chinesas pode ajudar a combater a acne. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a acne é geralmente uma condição de calor nos pulmões, órgão de controle da pele. Para tratar a acne, é necessário esfriar os pulmões através da limpeza do órgão. Também é importante trabalhar externamente o processo de cicatrização da região afetada.

Alimentos recomendados: abóbora, pepino, melancia, melão, aipo, cenoura, repolho, folhas de beterraba, folhas de amoreira e abundância de frutas frescas.

Receitas: 

  • Corte um pepino e aplique por vinte minutos sobre a região afetada pela acne. Lave em seguida;
  • Aplique casca da melancia sobre a pele afetada. Aloe vera também deve ser aplicado nas lesões;
  • Procure ingerir muita melancia;
  • Beba chá de beterraba;
  • Prepare água morna com duas colheres de chá de mel e beba todas as manhãs ainda com o estômago vazio. Isso limpa e lubrifica os intestinos. As pessoas com dificuldade de evacuação são mais suscetíveis à acne, pois as toxinas podem ser eliminadas pela pele.

Cuidados: Evite frituras, alimentos gordurosos, alimentos condimentados, alimentos oleosos, café, álcool, açúcar, fumo, estresse, prisão de ventre e maquiagem. Também é importante diminuir a utilização de produtos químicos ou sabão ao lavar a pele. Se o rosto estiver sujo, use vapor de água quente para induzir a transpiração e, em seguida, lave com água fria para fechar os poros.

Referências:

National Institutes of Health (NIH) National Institutes of Health (NIH)

Dr. Maoshing Ni and Cathy McNease from the Dr. Maoshing Ni e Cathy McNease da Tao of Nutrition Tao of Nutrition


Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!