Confira alguns dúvidas sobre acupuntura

Confira alguns dúvidas sobre acupuntura

01 - As agulhas são descartáveis?

Sim, as agulhas utilizadas são novas e descartáveis.

02 - Uma aplicação de acupuntura é dolorida?

Geralmente não, pois as agulhas são muito finas e existe uma técnica para inserí-las. Nos pontos mais sensíveis é possível apenas sentir uma leve picada como um pequeno choque.

03 - Sai sangue quando fura com a agulha?

As vezes sim. Mas o mais comum é não sair sangue.

Normalmente a inserção correta da agulha não produz sangramento, e quando produz, esse somente se observa após a retirada da agulha. Na prática diária, observa-se que 90% dos pontos não sangram. Quando ocorre sangramento, não passa de uma gota.

04 - Pega-se doença fazendo acupuntura?

Curam-se doenças fazendo acupuntura.

A prática bem realizada da medicina chinesa é inócua à saúde.

Um material esterilizado e livre de contaminação é essencial não só na acupuntura como em qualquer prática onde se penetre o corpo humano, até mesmo numa manicure.

Normalmente usa-se material descartável ou um kit de uso pessoal, com o qual o paciente não terá risco algum.

05 - Posso misturar outros tratamentos com a acupuntura?

Sim, é possível associar a acupuntura a outros tratamentos. Fisioterapia, remédios alopáticos, psicoterapia, homeopatia entre outros tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

06 - O que não se deve fazer após uma sessão de acupuntura?

Mesmo depois da retirada das agulhas, os pontos continuam sendo estimulados por mais ou menos duas horas. Por isso, durante este período, evite molhar os pontos estimulados, ter relações sexuais, tomar bebidas alcoólicas, fazer trabalhos pesados ou comer excessivamente.

07 - Como funciona e quanto tempo dura um tratamento com acupuntura?

Depende muito de cada caso. Geralmente, problemas físicos tais como dores nos ombros e tendinite levam entre 4 a 6 aplicações. Nos casos crônicos e nos problemas emocionais utilizamos métodos adicionais. A aplicação costuma ser semanal, entretanto em casos mais graves recomendamos a frequência de duas aplicações semanais.

08 - É verdade que acupuntura emagrece? Quantos kilos dá pra perder?

A acupuntura não tira um só grama de você. O que se faz com a acupuntura no tratamento de obesidade é regular um organismo completamente desorganizado e mal acostumado.

Com a acupuntura é possível regular o metabolismo, amenizar a ansiedade, equilibrar a compulsão por comida, fazer o organismo eliminar melhor as toxinas e com isso perder peso.

Não existe mágica para perder peso, mas a acupuntura é muito recomendada pelo sucesso nos tratamentos de obesidade exatamente por fazer um trabalho completo, sem contra indicações e sem riscos à saúde do paciente...bem diferente do que se observa nos tratamentos com fórmulas à base de benzodiazepínicos associados a anfetaminas.

09 - Acupuntura cura impotência sexual?

A acupuntura é um excelente coadjuvante nesse tipo de tratamento.

Existem dois grandes tipos de impotência: orgânica e psicológica. A acupuntura ajuda muito na primeira e contribui com excelência na segunda.

Na impotência por motivos orgânicos, o tratamento ajuda o paciente a equilibrar melhor o funcionamento do organismo que passará a distribuir melhor a sua vitalidade, melhorando dessa forma o seu vigor sexual.

Na psicológica, a acupuntura faz o papel de coadjuvante do tratamento psicológico. Nesses casos, a acupuntura contribui diminuindo a ansiedade desse paciente fazendo-o assimilar melhor o tratamento principal, e com isso oferecendo melhores condições de uma cura mais rápida.

10 - Acupuntura faz parar de fumar?

Não. Quem para de fumar é o fumante. A acupuntura apenas age em determinadas áreas do cérebro, inibindo parte do mecanismo do vício e também contribuindo na amenização da chamada "síndrome de abstinência". Usa-se muito a técnica de "desmame", largamente utilizada em tratamentos de viciados em drogas pesadas.

É sempre bom lembrar que a nicotina é uma droga e vicia.

11 - Se eu começar a fazer acupuntura, vou ter que fazer pra sempre?

Não. Nada é para sempre. 

A acupuntura equilibra o seu organismo e devolve a você a integridade fisiológica perdida. Tão logo o paciente se recupera, ele recebe alta e só retorna quando novamente for necessário.

Confira abaixo um documentário sobre Medicina Tradicional Chinesa e sua arte da cura:

Atendemos a domicílio no conforto de sua residência, ligue agora e agende sua consulta:
(75) 3335.2290 ou (75) 98306.7689

Obs.: Os valores podem variar dependendo da localidade, ligue e consulte.

Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!